Técnico de Comércio – 12º ano
Técnico de Comércio – 12º ano
Categoria:
Perfil de Saída
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Desenvolver ações empreendedoras com carácter inovador criativo e dinâmico
- Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades do mercado
- Participar na conceção, organização e animação do ponto de venda
- Colaborar na pesquisa, definição e composição do sortido, apresentando propostas, tendo em conta a evolução do mercado, as suas tendências e a procura derivada
- Atender e aconselhar clientes, tendo em vista a sua satisfação e a fidelização das suas necessidades
- Processar a venda de produtos e/ou serviços, recorrendo a equipamento informático e outros meios disponíveis
- Proceder a operações de abertura e fecho do dia através do controlo de caixa e/ou suporte informático
- Efetuar o controlo quantitativo e qualitativo de produtos do ponto de venda, recebendo, conferindo, armazenando e etiquetando, controlando stocks e inventariando existências
- Assegurar o serviço pós-venda, recebendo e analisando reclamações com vista à sua resolução, procedendo à troca de produtos e a reembolsos, tratando de devoluções e de outras situações colocadas pelos clientes
- Proceder à organização da documentação relativa ao processo de compra e venda
- Participar na gestão comercial e de pessoal, afeto à atividade
- Utilizar as novas tecnologias nas atividades da função comercial e de gestão
- Planear e acompanhar o site de comércio eletrónico em colaboração com a gestão da empresa e com técnicos internos / externos à empresa de áreas multidisciplinares
- Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional