Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade – 12º ano
Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade – 12º ano
Categoria:
Duração: 3 anos
Pré-requisitos: 9º ano completo
Idade: Entre os 15 e 19 anos
Perfil de Saída
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização
- Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização
- Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing preestabelecidos/definidos
- Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação
- Participar ativamente na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades
- Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização
- Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno ou externo) da organização
- Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção
- Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social
- Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário
- Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a otimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização