Erasmus +

O que é o ERASMUS +

Erasmus+ é um programa financiado pela União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2014-2020, promovendo, entre outras ações, a oportunidade de estudantes, professores, formadores e pessoal de instituições de ensino participarem numa experiência de aprendizagem e/ou profissional noutro país.

KA1 – Mobilidade para fins de aprendizagem

O projeto “Novas Competências para o Futuro” reflete a importância estratégica do desenvolvimento de atividades de colaboração com outras entidades europeias, proporcionado aos seus alunos, docentes e colaboradores uma experiência internacional e afirmando a Escola Profissional de Torres Novas como entidade formadora inovadora, voltada para o futuro e para a Europa. Tal como o nome do projeto indica, na sua base está a necessidade de desenvolver novas competências para o futuro, diferenciadoras e que permitam aos participantes (e à Escola, por consequência) ser mais competitivos, inovadores e proativos.

O primeiro projeto iniciou-se em 2015/2016, conjugando duas candidaturas ao Erasmus+, ação-chave 1, mobilidade individual para fins de aprendizagem, permitindo a realização de 10 estágios curriculares, 9 estágios para recém-graduados, 5 estágios para formadores e 10 cursos estruturados para pessoal do ensino.

Em 2016/2017 a Escola viu aprovada a sua candidatura na tipologia Ensino e Formação Profissional, permitindo a continuação do projeto e a realização de 19 estágios curriculares, 15 estágios para recém-graduados e 3 estágios para formadores.

Para consultar a lista de participantes e subvenções atribuídas, clique aqui.

Resumo Erasmus+ 2016/17

Testemunho dos professores

Em 2017/2018, na tipologia de Ensino e Formação Profissional serão realizados 15 estágios curriculares, 12 estágios de recém-graduados, 5 estágios para pessoal. A tipologia de Educação de Adultos contará com 8 cursos estruturados para pessoal da educação de adultos.

Apresentação do projeto

Erasmus+ em números

Alunos e recém graduados em estágio
Professores em estágio
Colaboradores em cursos de formação
Países de destino

KA2 – Parcerias estratégicas de apoio ao intercâmbio de boas práticas

O projeto “Tools for Thought” resulta de uma parceria entre 5 escolas de 5 países europeus (Portugal, Polónia, Itália, Inglaterra e Chipre) com o objetivo de partilhar boas práticas em termos de utilização de novas tecnologias no ensino. O projeto parte da grande apetência dos jovens para a utilização das tecnologias, aproveitando o que os alunos conhecem e dominam para ensinarem outros alunos, dando destaque às suas competências.